quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Quando cancelar um seguro?

Com certeza já passou pela sua cabeça que o valor pago no seu seguro poderia ser investido de outra forma, ou que seu seguro estava pesando demais no orçamento e que cancelar ou reduzir as coberturas que você precisa seria a melhor solução, mas em qual momento que é indicado não ter um seguro?

Fazendo uma simples analogia, ter um seguro é como estar de cinto de segurança em um veículo. Segundo um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), as chances de você sair vivo de um acidente, caso esteja usando o cinto, aumentam em até 75%.

O seguro funciona da mesma forma, caso ocorra um evento inesperado e que possa causar algum prejuízo à sua vida e ao seu patrimônio, o seguro irá garantir que as consequências deste evento sejam reduzidas.

Muitas pessoas e empresas escolhem um momento de crise financeira para rever ou mesmo cancelar suas apólices de seguro. Esse raciocínio é completamente compreensível visto que o cancelamento de uma apólice é rápido e gera uma economia mensal instantânea.

Voltando a analogia do cinto de segurança, ao enfrentar uma chuva torrencial, uma rodovia extremamente esburacada ou uma estrada com curvas muito perigosas a decisão mais sábia seria tirar o cinto de segurança? Ou neste momento o que você mais precisa é estar protegido?

Será então que quando sua vida está de vento em popa ou sua empresa está enfrentando uma fase de crescimento e lucros exponenciais é a hora de usar aquele dinheiro gasto no seguro para investir e crescer ainda mais? 

Você está dizendo então que, quando você está acelerando em uma enorme reta, com aquele asfalto que mais parece um tapete e ultrapassando todos os outros veículos, se arriscaria tirar o cinto de segurança?

Mas nem sempre o seguro é pra proteger você. Um seguro de vida ou invalidez, por exemplo, protege sua família caso a renda que você usa para manter o padrão de vida deles não possa mais ser gerada. O valor da parcela deste seguro pode pesar no orçamento doméstico, fazendo você pensar em cortar esta "despesa". 

Nesta hora, pense o seguinte: que pai ou mãe nunca falou frases como "já colocou o cinto?", "todo mundo de cinto aí atrás?" ou a clássica "enquanto você não colocar esse cinto nós não vamos". 

A segurança da sua família é a coisa mais importante na sua vida, todos preferiríamos estar sem cinto em um acidente do que ver um filho nesta situação. Definitivamente este é o último "cinto de segurança" que você quer tirar.

E quando, então, é a hora de tirar o cinto de segurança?

Quando o carro para. 

Com o carro parado é a única situação em que é seguro estar sem o cinto de segurança.

Portanto, enquanto sua vida não parar, mantenha-se com o cinto, mantenha-se SEGURO!


2 comentários :